Não é de hoje que há boas opções de notebooks para o público gamer. Esses modelos têm como principal atrativo a portabilidade e o tamanho compacto, ideal para quem não tem muito espaço para um setup completo. Por outro lado, os preços são mais altos e não há muita possibilidade de atualizar o equipamento.
Para entender melhor quais especificações priorizar, conversamos com a gamer profissional Júlia Diamante ou JUUDTK. Segundo Júlia, a GPU, ou placa de vídeo, é o componente mais importante para jogos nos computadores portáteis.
Atualmente, os notebooks gamers podem vir com GPUs fabricadas pela NVidia, principal empresa do setor, ou pela AMD. Na avaliação da especialista, o mínimo que se deve buscar é um laptop com a GPU RTX 3050, da NVidia, com 6 GB de RAM, ou equivalente — esse computador provavelmente conseguirá rodar jogos leves.
O processador também impacta diretamente o desempenho. Os modelos Core i5, de 13ª e 14ª geração, da Intel, e o Ryzen 5 7000, da AMD, oferecem bom desempenho geral para a maioria dos jogos, enquanto os modelos mais avançados, como i7, i9 ou Ryzen 7 e , garantem melhor desempenho para multitarefa e games mais exigentes.
A memória RAM mínima recomendada é 16 GB, mas 32 GB garantem mais folga para jogos e outras aplicações simultâneas. No armazenamento, um SSD NVMe de pelo menos 512 GB acelera os carregamentos, enquanto 1 TB é ideal para quem precisa de mais espaço.
A tela também faz diferença na jogabilidade. Modelos Full HD com taxa de atualização de 120 Hz ou 144 Hz garantem fluidez, enquanto painéis de 240 Hz são ideais para jogos competitivos que exigem tempos de resposta mais rápidos.
Com base nesses critérios, vale lembrar que quanto maior o investimento no equipamento, melhor o desempenho ao rodar os jogos. Confira a seguir alguns dos principais notebooks gamers à venda atualmente.