Por mais rápidos que sejam, os smartphones, na maioria das vezes, não foram feitos para dar conta de trabalhos mais complexos, como a criação de uma apresentação ou edição de vídeos.

Para esses casos, os tablets são uma opção mais interessante — especialmente para quem busca um pouco mais de portabilidade e a facilidade de uso de uma tela touch screen.

Mas, ao contrário do que acontece em outros países, em que há uma competição maior de produtos e os preços são mais íveis, os dispositivos à venda no Brasil para quem busca alto desempenho chegam a custar mais que muitos bons notebooks.

Além disso, as opções ficam restritas aos tablets produzidos pela Apple e Samsung — segundo os sites Antutu e Benchmarks, os aparelhos dessas marcas estão entre os mais rápidos do mercado.

Outro ponto a consiederar é que as propostas das empresas, e até mesmo dos sistemas operacionais são diferentes. Enquanto a Apple aposta na potência e fluidez para programas e aplicativos pesados, a Samsung é voltada para multitarefa.

Confira abaixo os três tablets de melhor desempenho de cada marca, disponíveis para venda, e veja onde comprá-los.