Embora a maioria das geladeiras saia de fábrica com um freezer, ele nem sempre é grande o suficiente para armazenar alimentos para uma família maior. Se esse é o seu caso, investir em um freezer dedicado pode até te ajudar a economizar.

Segundo o chef Franklin Bin, vice-campeão da edição de 2019 do reality show MasterChef Profissionais, o eletrodoméstico ajuda a organizar melhor a rotina e reduzir o desperdício. “O freezer é uma forma de conservar a comida, com ele você prorroga o vencimento dos alimentos”, destaca.

No mercado é possível encontrar dois tipos diferentes: os freezers verticais e os horizontais. Enquanto o primeiro lembra uma geladeira, o segundo é bem mais amplo e tem abertura da porta para cima.

A nutricionista e cozinheira Clariana Colaço explica que ambos podem ser úteis para quem busca praticidade, mas não quer abrir mão da qualidade nutricional dos alimentos. “O segredo está em saber congelar corretamente: identificar e datar os itens, utilizar embalagens adequadas e respeitar o tempo de conservação”, diz.

A seguir, os dois especialistas explicam o que levar em conta na hora de escolher o melhor freezer para a sua cozinha. Confira também oito modelos garimpados pelo Estadão Recomenda que custam a partir de R$ 1,2 mil.