Famosas pela praticidadde, frigideiras antiaderentes são indispensáveis em qualquer cozinha — afinal, ninguém quer lidar com aquele ovo grudado no fundo da a, por exemplo. É comum, porém, ver o revestimento desses utensílios se desgastar com o tempo, especialmente nos modelos mais baratos — é aí que a omelete desanda. O que é possível para evitar esse problema? E quando está na hora de trocar a frigideira?

Segundo Cristiane Clausen, diretora executiva da Philco, uma frigideira antiaderente tende a durar, em média, até cinco anos. Contudo, a profissional aponta que alguns cuidados podem diminuir o desgaste dos aparelhos, aumentando sua vida útil. 

Para ela, a durabilidade da frigideira depende de fatores como a cura do antiaderente e a frequência de uso e limpeza, além de cuidados com os tipos de utensílios utilizados, mudança de temperaturas e armazenamento. 

Contudo, quando esses utensílios apresentam sinais como descolamento do revestimento, arranhões ou mudanças na coloração é porque chegou a hora de dizer adeus. “Manchas e alimentos grudando com frequência são sinais de que não está mais eficiente”, justifica a diretora.

Agora que você já sabe o que afeta essa tipo de superfície, confira os produtos selecionados pelo Estadão Recomenda, além de dicas para garantir uma boa durabilidade da sua frigideira.