Depois de conquistar as cozinhas brasileiras, a airfryer evoluiu: agora, o aparelho também pode ser encontrado no formato forno. As vantagens são mais espaço e funções adicionais. Para entender se essas versões crescidas realmente valem o investimento, o Estadão Recomenda colocou quatro modelos à prova, com a ajuda de chefs especialistas em forno e fritura. E, dessa vez, a Electrolux EAF90 por Rita Lobo levou a coroa.
Com 1.700W de potência e cinco modos de preparo (airfryer, gratinar, reaquecer, desidratar e rotisserie), é capaz de preparar um grande número de receitas, desde carnes grelhadas até bolos e tortas. O espeto giratório que acompanha o produto é o diferencial para quem quer assar um frango suculento e bem dourado sem muito esforço, por exemplo. E o digital facilita a vida de quem gosta de cozinhar.
Nos testes, a Electrolux EAF90 entregou os melhores resultados: a batata frita saiu crocante e sequinha, enquanto a pizza congelada ficou bem gratinada. As linguiças, por outro lado, foram destaque absoluto: uniformes no cozimento, crocantes por fora e suculentas por dentro. Agora, o verdadeiro destaque ficou por conta do pão de queijo, que atingiu o equilíbrio esperado entre casquinha crocante e interior macio.
Veja abaixo mais detalhes do produto e não deixe de conferir o guia completo com os outros exemplares testados.