Quem começa a costurar por hobby e leva a brincadeira adiante em algum momento pode pensar se não é o caso de comprar uma máquina de costura profissional e transformar a paixão em algo mais sério.

Seja para fazer roupas sob medida, produzir coleções próprias ou dar conta de uma demanda maior, trocar a máquina doméstica por uma com mais recursos é um o natural. A reta, overlock e a galoneira são as três máquinas industriais mais usadas.

Cada uma tem funções específicas e está ligada ao tipo de material que será costurado. “Na maioria das vezes a máquina reta une partes de um produto de tecido plano e faz o acabamento neste tipo de produto. A overlock, por sua vez,une partes de tecido malha e faz acabamento em tecidos planos e de malha. Já a galoneira faz acabamento no tecido tipo malha”, explica Graziella Cavalcanti, docente da disciplina Ateliê de Costura do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina.

Com a ajuda da especialista, o Estadão Recomenda preparou um guia com tudo o que você precisa saber antes de escolher sua máquina profissional — e indicamos bons modelos que estão à venda.