Já imaginou chegar em casa depois de um dia de calor intenso e encontrar o ambiente na temperatura ideal, sem precisar esperar o ar-condicionado fazer efeito? Parece cena de filme, mas com os novos modelos equipados com inteligência artificial isso já é realidade. Mas será que o investimento vale a pena?
Com capacidade de automação e conectividade, os aparelhos prometem aprender os hábitos de seus usuários, além de ligar automaticamente de acordo com a temperatura programada. Segundo Daniel Fraianeli, gerente sênior de produto da divisão de ar-condicionado da Samsung Brasil, alguns modelos também oferecem controle remoto via aplicativo, assistentes virtuais, relatórios de consumo em tempo real, além da integração com outros aparelhos inteligentes.
Contudo, a tecnologia pode ser um desafio para casas com sinal de internet instável ou para pessoas que ainda têm certa resistência ao uso de recursos conectados, além do alto preço desmotivar possíveis compradores.
Por outro lado, Eduardo Tavares, gerente de produtos da Gree Eletric Appliances, aponta que o investimento inicial maior é compensado pelos benefícios de longo prazo, pois esses modelos geralmente apresentam uma redução no gasto de energia graças a seus recursos inteligentes.
“Alguns aparelhos identificam a presença de pessoas no ambiente e ajustam a potência e a direção do fluxo de ar conforme a necessidade, evitando desperdícios”, justifica.
A seguir, confira nossa seleção de produtos de acordo com as orientações dos profissionais.